19/06/2007 | Prevenindo Pelo Alimento

CONHECENDO OS ALIMENTOS
Maria Aparecida Bezerra
Chefe do Serviço de Nutrição e Dietética do Hemorio

Alimentação Saudável
A importância da nutrição durante todo o ciclo vital parece absolutamente óbvia. Uma alimentação saudável deve conter todos os nutrientes (glicídeos, protídeos e lipídeos), vitaminas e sais minerais balanceados para que o ser humano possa preservar e conservar a sua saúde.

Principais Nutrientes
• Glicídios - também chamados de carboidratos ou açúcares. Nos fornecem energia. Fontes: Cereais, leguminosas, pães, massas, etc.
• Proteína - tem função plástica. Formam enzimas, hormônios, vários fluidos. Formam anticorpos.
Fontes: Carne, aves, leite e derivados, ovos, peixes.
• Lipídeos - Também conhecidos como gorduras. Tem como função armazenamento de energia, principalmente sob a forma de triglicerídeos.
Fontes: óleos, creme de leite.

Vitaminas: Fazem parte de funções metabólicas específicas que não podem ser sintetizadas pelas células dos tecidos humanos.
Podem ser classificadas em:
- Lipossolúveis - solúveis em gorduras (A, D, E. K).
- Hidrossolúveis - solúveis em água (Complexo B e Vitamina C).

Vitaminas Lipossolúveis:
• Vitamina A: Desempenham papel essencial na visão, crescimento e desenvolvimento ósseo, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico.

Fontes: leite e derivados, carne , vísceras, e vegetais amarelos.
• Vitamina D: É formada na pele sob ação dos raios solares. Está relacionada à absorção do cálcio.
Fontes: Principalmente leite e derivados peixes.
• Vitamina E: Age nos alimentos para evitar a peroxidação de ácidos gordurosos poliinsaturados. No intestino acentua a atividade da Vitamina A.
Fontes: Óleos de sementes. Em quantidades menores em amendoim, azeitonas, coco e óleo de peixes.
• Vitamina K: Está relacionada a fatores de coagulação.
Fontes: Vegetais verdes folhosos.
Vitaminas Hidrossolúveis:
• Vitamina B1: Também conhecida como tiamina. É importante para a respiração celular.
Fontes: Leite e derivados, legumes e verduras.
• Ácido fólico: É necessário principalmente na formação de hemácias e leucócitos na medula óssea.
Fontes: banana, batata, vegetais verdes folhosos.
• Vitamina B12: É essencial para o funcionamento normal do metabolismo da célula, principalmente no trato gastrointestinal.
Fontes: Vísceras, leite, ovos, peixes e carne.
• Vitamina C: É a vitamina antiescorbuto. Aumenta a absorção do ferro auxilia na cicatrização, etc.
Fontes: frutas ácidas e vegetais folhosos escuros.

São importantes também:
Riboflavina: Fontes: leite e derivados e vísceras.
Niacina: Fontes: Aves, peixe e vísceras.
Vitamina B6: Fontes: cereais integrais, legumes, verduras e frutas.

Minerais:
• Cálcio: Tem como principal função à construção de dentes e ossos.
Fontes: leite e derivados frutos do mar.
• Fósforo: Tem papel estrutural de dentes e ossos.
Fontes: leite e derivados, vegetais verdes escuros, carne, aves, peixes e ovos.
• Sódio, Cloro e Potássio: Estão intimamente ligados no organismo. Estão presentes em pequenas quantidades nos alimentos.
Tem como principais funções:
- Manutenção do equilíbrio hídrico
- Equilíbrio osmótico
- Equilíbrio ácido básico.
• Ferro: Principal componente para a formação das hemácias.
 Fontes: carne, ovos, açúcar mascavo, cereais integrais, frutas oleaginosas (nozes, amêndoas e avelãs).

São importantes também:
Magnésio, Enxofre, Zinco (auxilia nas cicatrizações), Iodo (adicionado ao sal marinho evita o bócio endêmico), Flúor (saúde de ossos e dentes - água potável), Cromo, Selênio, Cobalto, Manganês.
Conhecendo um pouco melhor os alimentos que ingerimos podemos escolher aqueles que farão parte de nossa dieta diária. Os alimentos são elementos fundamentais para uma vida mais saudável, não descuide de sua alimentação! Lembre-se, caso você tenha alguma doença que precise de orientação alimentar específica ou qualquer dúvida sobre o assunto procure um profissional da área e o seu médico assistente.

 

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